domingo, 27 de março de 2011

"...era estrangeiro, e hospedaste-me..."

Amigos, pela graça e misericórdia do Nosso Amado Senhor Jesus, hoje desejo compartilhar a respeito do terceiro princípio essencial do genuíno Evangelho de Cristo. Já compartilharmos sobre dar de comer àqueles que tem fome e dar de beber aos sedentos e Deus trouxe-nos revelações especiais nesses dois primeiros princípios. Agora vejamos o que o Senhor tem a nos dizer a respeito de recebê-Lo em nosso lar.
Continuo a dizer que esse texto das Escrituras (para quem não está acompanhado, estou falando de Mateus 25.31 a 45), que faz parte do famoso sermão profético de Jesus, não trata de algo simbólico, mas uma expressão literal. Mas, gostaria de levá-los nessa manhã a ver também em um sentido espiritual.
Quero ligar o terceiro princípio ao texto de Cantares 5.2-6, vejamos:
" Eu dormia, mas o meu coração velava; e eis a voz do meu amado que está batendo: abre-me, minha irmã, meu amor, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite. Já despi a minha roupa, como as tornarei a vestir? Já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar?
O meu amado pôs a sua mão pela fresta da porta, e as minhas entranhas estremeceram por amor dele. Eu me levanteis para abrir ao meu amado, e as minhas mãos gotejavam mirra, e os meus dedos mirra com doce aroma, sobre as aldravas da fechadura. Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado tinha se retirado, e tinha ido; a minha alma desfaleceu quando ele falou; busquei-o e não o achei, chamei-o e não me respondeu."
Todas as vezes que leio esse texto fico bastante impactado, meio que perplexo diante dessa história de amor. Enquanto você lê essa reflexão, deixe estampada na tela da sua mente três palavras: Intimidade com Jesus.
Nesse texto podemos observar o Noivo (Jesus), preparado para se encontrar com sua Noiva (nós) e a noiva esperando a vinda do noivo, deitada em sua cama, sonolenta. Podemos tirar muitas coisas desse texto, mas apenas quero falar sobre a atitude da Noiva diante do convite do Amado. Essa história de Salomão e sua esposa, que estamos contextualizando como nosso relacionamento com Jesus, diz-nos sobre como está nossa disposição em aceitar o convite de Jesus à intimidade. Vemos no texto que o Noivo bate a porta, reações interiores na Noiva acontecem, Ele a pede para abrir a porta, pois, já está preparado para o encontro e a garoa está o molhando mas, a Noiva não se levanta para abrir a porta e deixa-Lo entrar. A noiva ama o Noivo, mas não se dispõe em um sobressalto para encontrar-se com o Noivo. Quando a Noiva desperta e decidi abrir a porta, tudo o que ela encontra é o óleo da mão do Noivo na maçaneta da porta, o Noivo já não se encontrava mais. Agora desesperadamente ela grita, mas o Noivo já se foi. A noiva não se dispôs totalmente a receber o Noivo e compartilhar de uma intimidade com Ele.
Irmãos, isso diz muito do nosso relacionamento com o Nosso Noivo. Jesus não quer que sejamos apenas filhos que o conheçam e o obedeçam, o que Ele deseja é se relacionar conosco intimamente. E talvez essa história de cantares pode se encaixar no relacionameto de muitos de vocês com Jesus.
O que mais me impacta nesse texto é que, quando finalmente a noiva levanta para encontrar-se com o Noivo, tudo o que ela encontra são apenas rastros de sua presença: a mirra na maçaneta. E quando ela percebe que o Noivo se foi, ela descobre que perdeu o tempo da visitação. Uma de minhas orações mais frequentes é essa, que eu não venha perder o tempo da visitação de Jesus. E creio que essa deve ser a oração de todo crente que deseja intimidade com Jesus. Só que, deitado em uma cama, curtindo a nossa sonolência, mesmo que amando o Noivo, não significa que estejamos vigilantes e desejosos em encontrar com Jesus e quantas vezes temos agido dessa forma! Com certeza, se aquela noiva estivesse sentada na sala, apenas esperando o sonido das batidas do Noivo na porta, ela teria aberto de prontidão a porta para o Noivo e eles teriam compartilhado de uma profunda intimidade.
E aí eu te pergunto, em que posição você está, apenas aguardando o Noivo ou pronto para se encontrar com Jesus?
Jesus deseja entrar em nossa casa e se relacionar de uma forma intima conosco e o nosso grande temor deve ser não perder o tempo da visitação de Jesus. Não perca o tempo da visitação de Deus, não se contente com a mirra na fresta da porta enquanto você pode ter o Noivo dentro de sua casa. Um dia Deus disse a Israel: Prepare-te para encontrar com o Teu Deus. Creio que hoje Ele repete essas mesmas palavras, antes que o Noivo venha e perdamos o tempo de sua visitação.
Fique atento a voz do Noivo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário