quinta-feira, 7 de abril de 2011

Lutando contra as forças das trevas - Desmascarando o inimigo (parte 2)

O CARÁTER MALIGNO DO DIABO

  A Bíblia usa vários adjetivos e congnomes para descrever Satanás: inimigo, adversário, diabo, tentador, acusador, destruidor, assolador, maligno, pai da mentira, serpente e dragão. Todos estes apontam para o caráter perverso dele.
  De acordo com Jesus:
  "Satanás foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." João 8.44
  O diabo é expert em mentir, iludir, enganar. É por meio da mentira que se estabelece, e sua finalidade é destruir e matar (João 10.10); deturpando a imagem de Deus no homem e levando este à morte eterna, ao juízo que está preparado para o inimigo de Deus e seus anjos rebeldes.
  O teólogo José Husslen declarou:

  O diabo aborrece a imagem de Deus em nós. Odeia até mesmo a natureza humana que possuímos, com a qual se revestiu o Filho de Deus. Ele odeia a própria felicidade eterna. Ele abomina a própria felicidade para a qual estamos destinados, porque ele mesmo a perdeu para sempre.

  Satanás não é onipresente (só Deus é). Não podendo estar em todos os lugares ao mesmo tempo e saber tudo o que se passa, tem milhares de demônios que obedecem às ordens dele, vigiando, oprimindo e destruindo o homem. Eles estão ao nosso derredor em todo o tempo, buscando a quem o diabo possa tragar; por isto devemos ter muita cautela, para não facilitar a ação deles.
  O diabo não é onipotente (só o Criador é), mas dentro dos limites permitidos por Deus, tem certo poder na terra e usa-o para levar o homem a pecar e assenhorar-se dele, afrontando o Criador e tentando frustrar Seu plano de salvação da humanidade. O maior objetivo do inimigo é tirar o homem d presença de Deus, por isto o diabo vive procurando formas de levá-lo a desobedecer ao Pai, e a cair em pecado.
  Satanás também não é onisciente (só Deus é onisciente), mas consegue sugerir pensamentos maus à nossa mente e tentar-nos. É por isso que, em momento algum, devemos esquecer que estamos constantemente em uma guerra espiritual nem desobedecer à Palavra de Deus, para não ficarmos cativos do inimigo.

O INIMIGO É TENTADOR

  No Éden, o diabo apareceu para Eva na forma de uma serpente, que era naquele tempo uma das criaturas mais belas e mais astutas entre os animais. Aproximou-se da mulher, colocando dúvidas na mente dela e levando-a a desobedecer à lei de Deus.
  O alvo do inimigo sempre foi o homem, o sementeiro, aquele passaria seu caráter a toda a humanidade. Mas Satanás sabia que não poderia aproximar-se de Adão e incitá-lo abertamente a desobedecer à ordem do Criador, sem ser rechaçado. Então, usou Eva para influenciar a decisão do marido, cujo coração estava voltado para aquela que era carne de carne e osso de seus ossos. O tiro foi certeiro. O homem não pensou uas vezes antes de comer do fruto proibido. Resultado: Adão e Eva foram punidos pelo Criador com a morte e a expulsão do paraíso, passando o pecado e a morte a todos os seus descendentes.
  A estratéia de Satanás não mudou. Ele se aproxima sorrateiramente, pondo dúvida à Palavra de Deus: É assim que Deus disse...? (Gênesis 3.1). Então, mesmo que mostremos conhecer os mandamentos e as consequências de infringi-los - a alma que pecar, essa morrerá (Ezequiel 18.4 e 20) - , o inimigo negará o dano: Certamente não morrereis (Gênesis 3.4).
  O diabo conhece a lei de Deus e sabe que, se a observarmos, seremos protegidos e abençoados em tudo qunto fizermos (Deuteronômio 28.1-13). Contudo, como deseja o nosso mal e a nossa morte, o inimigo muitas vezes deturpa a Palavra, a fim de levar-nos a pecar e a ser punidos, estristecendo Deus.
  Satanás é o maior legalista que existe. Sabe que a Palavra do Rei é lei; Deus vela em cumpri-la por amor ao Seu nome; ele possa acusar-nos diante de Deus, e este nos puna.
  Antes de Jesus iniciar seu ministério, o diabo também tentou o segundo Adão, usando a Palavra. Entretanto, não conseguiu seu intento porque, em momento algum, Cristo se ensoberbeceu ou abandonou a lei do Seu Deus. Jesus venceu empunhando a espada do Espírito.
  E, ao longo dos três anos e meio em que Jesus evangelizou, curou e libertou vidas, Satanás tentou levá-lo à queda. O adversário usou os líderes políticos e os religiosos, discípulos, o povo de algumas aldeias, para opor-se ao Messias e à Sua obra. Queria a todo custo neutralizar o descendente da mulher que lhe esmagaria a cabeça (Gênesis 3.15). Entretanto, não conseguiu. Jesus foi fiel até a morte, venceu todas as batalhas e pôde dizer: "Está consumado! Completei a obra da salvação de que o Pai me incumbiu!"
  A obra redentora de Jesus no Calvário garantiu-nos o perdão divino, a expiação da nossa culpa e poder espiritual para resistir às tentações e não mais sermos cativos do pecado e do diabo. Contudo, ainda cabe a nós dizer não ao inimigo quando este sugerir que desobedeçamos à Palavra de Deus ou que tomemos atalhos para que as bênçãos cheguem logo.
  Para vencermos a batalha espiritual, devemos sempre lembrar que a estratégia do inimigo é a mesma: ele usará a nossa naturez carnal para nos tentar.

   Amigos blogueiros, continuarei amanhã com esse estudo, trazendo clareza a respeito de como Satanás usa a nossa natureza carnal para nos tentar. Convido você a "comer" a Palavra de Deus durante esses dias e se aprofundar em oração. O desejo de Deus é que saibamos quais são as nossas responsabilidades nessa intensa batalha espiritual, vamos em frente rumo a esse conhecimento.
   Deus os abençoe, em Nome de Jesus!
























Nenhum comentário:

Postar um comentário