quarta-feira, 13 de abril de 2011

Lutando contra as forças das trevas - Resistindo às tentações (Parte 1)

 Além de tentar atrair nossa natureza carnal para levar-nos a pecar, o diabo espera a hora em que estamos mais debilitados espiritual, emocional e/ou fisicamente, para nos dar uma rasteira. Ele é  estratégico e usa o que tem de mais eficaz para atacar o homem em três áreas específicas, tentando-o com os desejos da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida - "Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo." 1 João 2.16

FUJA DOS DESEJOS DA CARNE

   Em Mateus 4, vemos que o inimigo atacou Jesus após este ter passado 40 dias e 40 noites em jejum no deserto.
  O Senhor estava fragilizado fisicamente. Então, o inimigo propôs: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães (Mateus 4.3). Mas Jesus se recusou, apresentando uma boa razão: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (v.4).
  Jesus citou a lei de Deus em Deuteronômio 8.3 e, em outras palavras, disse: "Como homem, feito à imagem e semelhança de meu Criador, não sou só um ser biológico, que precisa de alimento físico. Sou também um ser espiritual e emocional, que se alimenta da Palavra, do Espírito de Deus. Não sou apenas matéria. Sou um ser espiritual, e Deus tem como me fazer vencer a minha natureza. Eu não vivo só para cumprir o que a minha carne deseja. Não estou aqui só para fazer o que a minha natureza quer, porque também sou espiritual e tenho um Deus que me fortalece para que Eu vença esta hora."

RESISTA À SOBERBA DA VIDA



  Você pensa que o diabo desistiu aí? Não. Ele entendeu o recado, e partiu para outras frentes.
  
   Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás ao Senhor, teu Deus.
                                                                                                       Mateus 4.5-7
   Não pense que o diabo para, desiste, tira férias de sua função de tentador. Não conseguindo vencer Jesus na primeira investida, Satanás usou algo tremendo em sua segunda tentativa de derrotar o nosso Salvador: a soberba da vida. Mas Jesus disse para o diabo: "Isto é tentar a Deus. Eu não estou aqui para mostrar o meu poder, nem justificar a minha autoridade."
  O diabo queria que Jesus mostrasse quem Ele era, quão grande era o Seu poder. Esse é o jogo do inimigo: que mostremos que somos os melhores, sabemos mais, somos mais inteligentes, superiores aos outros. É uma tentativa de levar o homem a crer em sua própria deidade e a tornar-se soberbo.
  A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Provérbios 16.18). A pessoa se acha a tal, forte, inabalável, e para de vigiar, de orar, de depender de Deus; começa a estribar-se em seu próprio entendimento, a quebrar princípios espirituais, e um dia leva um grande tombo, trazendo destruição para si e prejuízos a todos com quem ela convive.
  Nabucodonosor não soube lidar com o poder que lhe fora dado, e deixou-se levar pela soberba. Deus o feriu com a loucura. O rei foi expulso de entre os homens, e passou a comer erva como os bois. Só depois que reconheceu que o poder, a majestade e o domínio pertencem a Deus, sua sanidade mental voltou (Daniel 4.1-37; 5.18-21).
  As consequências da soberba são terríveis. As Escrituras advertem: Em vindo a soberba, virá também a afronta (Provérbios 11.2a) e a destruição.
  Deus é o Rei todo-poderoso; contudo é humilde. Ele resiste ao soberbo (Tiago 4.6). Ele o conhece de longe (Salmo 138.6). Contudo, dá graça e sabedoria aos humildes (Provérbios 11.2; 1 Pedro 5.5).
  Por que o Senhor detesta o orgulho e a soberba? Esse foi o pecado que levou Lucifér a rebelar-se contra Deus, dizendo em seu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono[...] Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo (Isaías 14.13-14). Toda vez que alguém se ensoberbece, Deus se lembra de Lucifér. E dá-lhe o mesmo fim: a queda.
  O Senhor conhece o coração do homem, e quando este se exalta, deixando a soberba tomar o lugar da humildade, Deus o faz cair até que ele se coloque novamente na posição de servo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário