quarta-feira, 29 de junho de 2011

CÉLULA, LUGAR DOS MILAGRES ACONTECEREM!

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum." Atos 2.42-44

  Viver em células é um chamado maravilhoso, impossível de ser descrito em palavras. 
  Tenho tido o grande privilégio de liderar uma célula maravilhosa, que tem edificado aminha fé e me estimulado a continuar nessa caminhada gratificante de expandir o Reino de Jesus na terra, fazendo discípulos das nações. É tão tremendo tudo o que Deus tem feito naquela casa e nas vidas que tem ido a célula. Muitos sinais tem acontecido, milagres, curas e libertação.Com certeza tudo isso é apesar de mim, algo que eu tenho testificado célula após célula, pois fogem do meu controle humano as coisas que tem acontecido.
  Quero compartilhar com vocês algo que acontecer semana passada na vida de uma senhora que tem ido a minha célula.Vamos lá...
  Ela tinha um filho de vinte e dois anos que estava em uma penitenciária próximo a São Paulo.Desde a primeira vez que ela foi à célula ela compartilhou conosco esse problema e começamos a orar por ela e por sua família. Por ver o que Deus estava fazendo na vida das pessoas daquela célula, essa senhora nos pediu que abríssemos um G.E. na casa dela e ha duas semanas eu iniciei as reuniões em sua casa. Na quarta feira passada, ela abriu o seu coração conosco e disse que já não aguentava mais a dor de ter um filho preso, que sentia muito a falta dele, estava pedindo ao Senhor para que ou a aliviasse aquela dor ou que trouxesse o filho para casa.Contou-nos que já não tinha forças nem coragem para visitá-lo, pois, todas as vezes que o visitava e voltava para casa sentia muito a sua falta e que tinha a imprensão que ia morrendo aos poucos. 
  Fizemos a reunião e oramos por ela naquela noite, para que Deus operasse milagrosamente. Fiquei reflexivo durante toda a reunião, mnovido por compaixão, era algo que nada podíamos fazer para aliviar a dor daquela mãe, a não ser orar e foi o que fizemos com intensidade.
  Após a reunião fiquei conversando com um dos membros da célula, que é vizinho dessa senhora. Ele me disse que a estimativa para a saída daquele jovem da penitenciária era mais ou menos de três meses. No decorrer da conversa esse jovem me contou de uma experiência que ele teve.Disse-me que uns dias atrás, conversando com essa senhora, ele sentiu algo forte em seu coração, sentiu Deus falando com ele que antes que a campanha do G.E. terminasse na casa daquela senhora, o filho dela teria retornado para casa (a campanha dura sete semanas e estávamos na segunda) e ele disse isso a ela. Quando ele compartilhou isso comigo, edifiquei a sua fé e disse que também cria que isso poderia sim acontecer. Isso foi em uma quarta feira.
  No sábado da mesma semana cheguei para a célula, entrei para a casa e fiquei conversando com D.Romilda(anfitriã da célula e mãe desse rapaz que eu conversava, o Bertinho) enquanto Bertinho chamava os irmãos para a célula. No começo da conversa adivinhem qual foi a notícia que ela me deu? Que o rapaz que estava preso havia chegado na sexta feira.Galera, eu não me contive de alegria e também fiquei completamente ESTUPEFATO, aleluia!!! Ela ainda me disse que ele seria transferido de penitenciária, mas que o diretor disse a ele que poderia ir para casa..
   Como é poderosa a oração dos justos, como Deus de fato age!
   Esse versículo que compartilhei com vocêsno início da minha postagem tem se cumprido nas células, os sinais tem acontecido e as pessoas tem passado a crer no Filho de Deus, nosso Amado Senhor Jesus.
  Por essas e mais coisas tenho me apaixonado por células, por essa visão bíblica e restauradora. Deus de fato tem nos chamado a voltar à Igreja primitiva e vivermos o que aqueles irmãos e apóstolos viveram.
  O Reino de Deus tem crescido e é tão maravilhoso saber que isso tem acontecido através de nossas vidas. De fato, não somos merecedores mas, somos PRIVILEGIADOS.
  Deus abençoe!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

AMO CÉLULA, PORQUE AMO JESUS!!!


"Portanto ide, fazei DISCÍPULOS de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.Amém." Mateus 28.19-

  Na quinta feira passada, eu e minha amada Igreja celebramos em nossa cidade a multiplicação das nossas CÉLULAS.
  Já é o segundo ano que no mês de junho fazemos um ato profético com fogos de artifício, declarando o crescimento explosivo do Reino de Deus em Campo Belo. E dessa vez algumas coisas não saíram como eu esperava mas, que serviram de grande aprendizado. Gostaria de compartilhar com vocês.
  Saí de casa empolgado naquela noite, fui direto pra casa do meu amado discípulo Leandro para juntos irmos a célula celebrar a multiplicação. Quando cheguei no local da célula, na casa de uns irmãos tão abençoados, fiquei sabendo que nosso plano de nos unirmos a uma célula vizinha não havia dado certo.       Como eu estava contando com os foguetes da célula vizinha, tive que juntamente com o Leandro corrermos em algum estabelecimento que possivelmente poderíamos encontrar fogos (considerando que a programação na rádio estava começando).
  O primeiro lugar que fomos doi ao A.B.C. e de cara ficamos sabendo que eles não vendem fogos de artifício. Voltamos correndo para o carro pensando em um outro lugar, quando fui dar partida no carro...adivinha???Isso mesmo, não pegou. Me segurei para não entrar em desespero, tentei por umas três vezes e na quarta graças a Deus o carro ligou. Eu e Leandro ríamos da situação, nada poderia tirar aquele gozo sincero pelo crescimento do Reino de Deus em nossa cidade, aleluia!
  Bom, o carro estava na reserva, eu não tinha um real para colocar gasolina e nem o Leandro, então não poderíamos fazer muita graça né?!
  Saindo do A.B.C. fomos direto para o Supermercado Real, era caminho mesmo e não custava tentar. Parei no estacionamento do mercado e perguntei a recepcionista e obtive mais uma resposta negativa. Decidimos então voltar para a célula e apenas assistir ao estouro dos fogos das outras células.
  Entramos no carro e quando fui dar a partida...adivinha? Novamente o carro não quis pegar. Dessa vez tentei por várias vezes e nada. Começei a agradecer ao Senhor mas, com aquele aperto no coração, pois, tinha deixado minha célula no "vácuo" para comprar os fogos, a hora do show estava chegando e eu e o Leandro parados, dentro do carro, no estacionamento do mercado sendo observados pelos funcionários do estabelecimento apenas assistindo minhas vãs tentativas de fazer o carro pegar.
  Não tinha jeito, decidimos então apelar para o posto de gasolina mais próximo e tentar encher pelo menos uma pet de dois litros com gasolina (pois calculei que o problema poderia ser a falta de gasosa).Mas, eis a questão: onde encontraríamos um pet vazia? No caminho para o posto o Leandro entrou em um salão de cabelereiro de um amigo dele e só sei que ele saiu de lá com a bendita e "salvadora" pet. Corremos então ao posto. Lá descolamos um funil improvisado e passei o cartão em dois litro de gasolina, com a cara queimando, bom....na real?Queimando nada, não estava nem azul, tudo o que eu queria era chegar na minha amada célula.
  Chegando novamente no estacionamento do mercado, com o Leandro carregando a pet com gasolina, fui logo abrindo a tampa do tanque.Quem disse que eu conseguia, nunca tinha feito isso em minha vida (por incrível que pareça, são coisas que não vemos a necessidade mas, que é bom aprender. Uma dica: aprenda a abrir a tampa do tanque do carro, ok?!). Mas, como eu tenho discípulos preciosos e experientes em várias áreas profissionais liguei correndo para meu outro discípulo amado,Paulo, que trabalha em um posto de gasolina. De acordo com as orientações dele consegui abrir a tampa. Com muito cuidado eu e Leandro colocamos a gasolina e entusiasmados entramos no carro para corrermos para a célula.
  Quando fui dar a partida no carro adivinha o que aconteceu???Ele não pegou....uhuhuhuh...glória a Deus!!
  Eu e Leandro a essas alturas já estávamos suando frio e foi aí que de dentro do carro, pensando no que fazer, ouvimos o som dos fogos e assistimos o show da multiplicação de dentro do carro.Já era, não tinha mais o que fazer. Foi tremendo ver as pessoas saírem de dentro das casas e dos estabelecimentos para observar, sem saber o que estava acontecendo, outras que estavama andando na rua pararam e ficaram olhando para o céu.Me emocionei muito em ver o que o Espírito Santo estáfazendo em nossa cidade.
  O show pirotécnico acabou e eu liguei novamente para o Paulo pra ver o que eu ia fazer, uma vez que nem eu nem o Leandro entendemos de carro.
  Passado uns minutos meu outro amado discípulo, Alessandro, chegou para nos socorrer. Depois chegou o Paulo, Kaique e Lucas. Fizeram chupeta, e nada. Ficaram tentando lá um bom tempo. Na verdade, ficamos no estacionamento tentando fazer o carro pegar, de 20:00 até 23:00. Tentei me comunicar com minha célula e não consegui. Meu real desespero não era o carro ter pifado mas, eu ter deixado minha célula e não ter voltado e eles sem saberem o que aconteceu.
  Passado um tempo, não tinha jeito, tive que ligar para o meu pai. O Kaique foi buscá-lo de moto e ele veio ver o que tinha acontecido. No meio desse rolo todo, eu liguei para o Robson, para contar as bênçãos que tinha acontecido naquela noite. Quando acabei de relatar a saga, o Robson me dá a notícia de que o Alberto (um rapaz da minha célula) foi soltar os fogos para a irmã da célula vizinha e acabou que deu errado e parte dos fogos foi no rosto dele. Fiquei apavorado e perguntei onde ele estava naquele momento, aí o Robson me informou que eles estavam no pronto-socorro mas, que estava tudo bem. Eu e Leandro corremos lá para ver com o Bertinho estava. Quando entrei no quarto onde estavam cuidando dele fui surpreendido. Ele estava super feliz, com a face ensanguentada mas, super feliz. Isso me impactou, pois, ele não permitiu que nenhuma insatisfação subisse ao seu coração. Fiquei me perguntando se eu no lugar dele teria a mesma reação.
  Bom, ficamos um pouco no hospital mas tive que voltar correndo para o estacionamento ver no que estava dando as tentativas.
  Passado um tempo um tio meu que é mecânico chegou para tentar dar o socorro, ms não deuc erto. Saíram meu pai e meu tio atrás de um mecânico conhecido e não o encontraram. Resumindo, fechamos o carro e fomos embora pra casa.
  Embora eu não pude participar como eu gostaria dessa celebração de multiplicação eu participei como pude. Sei que Satanás está furioso como crescimento do Reino e tentou impedir de algumas formas, que foram fracassadas obviamente, De fato, "as portas do inferno não podem prevalecer contra a Igreja".
  Fiquei triste pelo ocorrido com o meu liderado mas, feliz em saber que o Reino está crescendo.
  Eu amoooooo CÉLULA galera, porque sei que está no coração de Jesus. É um meio maravilhoso de saquear o inferno e nós iremos até o fim com essa visão.
 
 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Significado


  Todos algum dia já se perguntaram: Por que estou aqui? O que significa a vida?
  Com essas indagações em mente pessoas em eras passadas e na era presente vem buscando saciar suas dúvidas em diversas coisase de diversas maneiras.
  Hoje, quando voltava do almoço para o serviço, observava as pessoas excitantes correndo atrás de suas "coisas". Uns encontrando, ou melhor, tentando encontrar significado em seus carros do ano, outros em suas profissões bem remuneradas, ou talvez nem tão bem remuneradas mas, que lhes trazem satisfação e outros cursando suas faculdades.
  Ao observar essas "coisas", uma indagação sobreveio-me: "Será que eles conseguem encontrar significado nessas coisas? Será que não são esses interesses vazios e passageiros demais?"
  Muitos tem se frustrado por acharem que algumas realizações os fariam completos e satisfeitos mas, ao concluirem suas metas acabaram percebendo que essa prévia conclusão não passava de mera ilusão. Nós, seres humanos racionais e críticos, nascemos com a necessidade de saber o porque estamos aqui e na maioria das situações não estamos preparados para a frustração ou decepção.
  Antes que você buscasse conhecer o motivo pelo qual você vive, alguém já havia estabelecido uma placa sinalizadora que indicaria o lugar aonde você sanaria essa indagação.
  Esse alguém...Deus
  Esse caminho...Jesus
  Esse lugar...o ponto mais alto do calvário.
  Você não teve a oportunidade, dada por Deus, de viver para correr apenas atrás de seus interesses, de seus significados. Jesus morreu e rescussitou para que hoje a sua vida pudesse ter um significado.
  Jesus deseja não apenas te conhecer, Ele deseja que você O conheça também. Jesus deseja se relacionar com você e Ele te criou com essas necessidade, basta você perceber que esse vazio que você sente é a falta desse relacionamento com Ele.
  Não sou a melhor pessoa pra falar sobre significado mas, posso te dizer que estou nessa caminhada de conhecer o grande significado de tudo, Jesus!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Compartilhando!


Bom dia meus amigos do blog! Saudações!
  Como encerramos os estudos sobre batalha espiritual, gostaria de falar um pouco do que eu tenho sentido e vivido nesses últimos dias. Na verdade, estou buscando em Deus direção para as próximas postagens, mas enquanto isso não acontece, gostaria de compartilhar coisas corriqueiras mas que trazem grande impacto aos nossos corações.
  Vamos lá...
  Tenho buscado constantemente em Deus o verdadeiro amor por Ele e pelas vidas que Ele ama. Às vezes, não é fácil sermos o tipo de cirstãos que honre ao Senhor, é um trabalho intenso mas, que acrescenta tanto às nossas vidas e em nosso relacionamento com Deus. Por isso, quero continuar buscando isso com intensidade, até que aconteça comigo a frase de abertura do meu blog. Quero mesmo perder o sono de amor por vidas e principalmente pelo Senhor.
  Eu e uma equipe da minha igreja acabamos de voltar de um final de semana maravilhoso, no qual com todas as nossas forças trabalhamos na seara do Senhor. Realizamos o famoso "Encontro com Deus" ou "Encontro Tremendo". Sempre que vou trabalhar no encontro, vou com grande disposição de me entregar por amor àquelas vidas que ali estão mas, na verdade, sempre sou surpreendido quando percebo como ainda eu preciso amar as vidas. E nesse encontro, essa ATITUDE de amar foi algo que o meu coração buscou intensamente e continuará a buscar.
  O amor é o mais lindo e maior mandamento da vida cristã,mas, tão negligenciado. Muitas vezes fingimos amar, tentamos acreditar que amamos as pessoas. Aparentamos que somos movidos por amor. Mas será que isso é verdade, será mesmo que temos vivido esse amor, que vem de Deus? Acho que não.
  Estou convencido que preciso aprender muito a respeito dessa atitude maravilhosa de amar. Estamos vivendo em um mundo aonde o amor tem sido rotulado de forma errada, conceituado como mais uma opção. Mas os cristãos devem entender que, o amor por Deus e pelas vidas deve ser o nosso motivo impulsionador para continuarmos a caminhada da fé. Não sou a pessoa perfeita para falar sobre isso, como disse, tenho descoberto que preciso aprender a amar, tenho contemplado no espelho da minha alma, ainda um ser desejoso de receber e muitas vezes forçado. Mas, o meu espírito clama por amar, a minha alma chora por esse alimento e o Espírito de Deus geme para que isso aconteça.
  De forma alguma iremos vencer o mundo e as coisas que nele há sem a atitude de amar.
  O amor é uma renúncia. O amor é uma escolha. O amor é o DNA de uma conduta cristã.
  Precisamos buscar ser como Jesus nessa caminhada e que Ele seja o nosso professor nessa matéria tão especial.
  Que Deus nos abençoe!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sem Cristo ninguém vence o diabo - Parte 4

VIGIANDO E PERSEVERANDO NA ORAÇÃO
  Você realmente deseja vencer o inimigo? Então, além de jejuar, mortificar a sua carne e apurar sua comunhão com Deus, você precisa vigiar e orar!
  Vigiar é estar atento, apercebido quanto às diferentes situações e mudanças.
  Você está sendo tentado? Tem alguma área em sua vida em que está mais vulnerável? Vigie! Não dê mais espaço para Satanás! Cuidado com alguma coisa que possa dominá-lo ou que lhe esteja sobrecarregando. Conheça os seus limites e a si mesmo. Tome conta de sua vida! Jesus advertiu:

  " E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida." Lucas 21.34

" Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mateus 26.41

  Você deseja vencer a sua natureza, a sua fragilidade? Ore! Clame a Deus, fale com Ele. As pessoas gostam de fórmulas mágicas no evangelho, mas a Bíblia não é livro de magia. É uma regra de fé, com princípios bem esclarecedores que precisam ser postos em prática no dia a dia para que o resultado previsto por Deus aconteça.
  Jesus nos manda orar. Ele, mais do que qualquer outro, conhecia o poder da oração. E, mesmo sendo o Filho de Deus, Jesus orava sempre, em qualquer circunstância, por vários motivos. Ele nos deu o exemplo de uma vida de oração, incentivou-nos a orar e ensinou-nos como fazê-lo:

  "E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a Teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles, porque vosso Pai sabe que vos é necessário antes de vós lho pedirdes." Mateus 6.5-8

  Deus conhece a sinceridade de nosso coração. Sabe quando o buscamos de todo o nosso coração, confiando que Ele dará a resposta adequada à nossa necessidade. Não há poder das trevas, tentação nem demônio que resista ao poder da oração em nome de Jesus feita por um justo que confia no amor e no cuidado do Pai celestial.
  Deus deseja que tenhamos uma vida de comunhão com Ele, cultivada por meio da oração. Ele é o nosso Pai e deseja ter diálogo conosco. Ele quer responder ao clamor do nosso coração, revelar o que é útil ao nosso bem-estar, crescimento, à nossa segurança.
  Deus quer responder-lhe. Ore. Fale com Ele sobre o que pensa, sente, deseja. E ouça o que Ele tem a dizer-lhe. Considere os pensamentos e os caminhos dele, que são maiores do que os seus.
  Se você até hoje ainda não entregou a sua vida a Cristo; se não fez uma aliança com Deus, está totalmente vulnerável ao ataque do inimigo e à destruição que ele promove na vida dos que seguem o curso deste mundo. Mas o senhor quer salvá-lo e protegê-lo. Então, neste momento, ore ao Senhor entregando sua vida nas mãos dele ou reassumindo o compromisso de segui-lo fielmente. Diga:

"Pai, tu conheces o meu coração e a minha vida. Desejo estar firme nos teus caminhos, prosseguindo adiante, sustentado pelo teu amor e pela tua misericórdia. Perdoa os meus pecados[confesse-os] e ajuda-me a fazer somente a tua vontade. Dá-me discernimento e sabedoria para que eu não caia nas artimanhas de Satanás. Ensina-me a amar e a perdoar ao meu próximo. Assim, estarei obedecendo ao teu mandamento, protegendo-me do ataque inimigo e promovendo o Teu Reino. Sou grato a ti, porque até aqui o Senhor me sustentou e livrou do mal. Obrigado pelo Espírito Santo que me concedes para andar nos teus caminhos e pela certeza da salvação e da vida eterna que colocas no meu coração, em nome de Jesus. Amém!"

  Amados irmãos que acompanharam esse estudo sobre batalha espiritual, que Deus possa usar desses estudos para abençoa-lo e muni-lo para a obra que Ele tem para sua vida hoje. Encerro aqui este estudo. Deus abençoe!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sem Cristo ninguém vence o diabo - Parte 3

NÃO DEIXE DE JEJUAR

  Além disso, jejue! Jesus venceu com o jejum e a oração. Foram quarenta dias e quarenta noites jejuando, subjulgando a sua carne, enchendo-se do Espírito Santo. E Cristo saiu vitorioso, porque estava na dimensão espiritual de Deus.
  Jejuar é sair da dimensão da terra, e entrar na dimensão do céu. Jejuar não é deixar de comer para apresentar a Deus um sacrifício. É deixar de alimentar o corpo, para enfraquecer a carne e vivificar o espírito.
  O jejum nos leva à santificação, aproximando-nos do Pai. É uma das armas mais poderosas para dominarmos nossa natureza pecaminosa, para disciplinarmos nossa vontade.
  A vontade interfere nos pensamentos e sentimentos. Se não for dominada, pode ser algo devastador! Ela faz a pessoa perder a cabeça e fazer bobagens.
  Você quer vencer a tentação, vencer a sua natureza? Tenha uma vida santa.

COMO JEJUAR?
  O Filho de Deus também nos ensinou como jejuar. Leia o texto em Mateus 6.16-18:

  " E, quando jejuardes, não vos mostreis contristdos como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Porém u, quando jejuares, unge a cabeça e lav o rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a Teu Pai, que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará."

  Em Mateus 9.14-15, Jesus estava com os seus discípulos e algumas pessoas lhe perguntaram: " Por que seus discípulos não jejuam?" Ele respondeu: "Porque eu ainda estou com eles. Mas, quando eu for para o céu, eles vão precisar jejuar".
  O jejum é para nos colocar na dimensão de Deus, para estarmos fortes quando o diabo estiver lançando sementes más. Ele deve ser feito quando tudo está bem. Se agirmos assim, o mal não nos atingirá. Contudo, se acontecer de Satanás disparar alguma seta, algum dardo inflamado, o nosso espírito estará pronto para defender-se e lutar.
  A maior parte das pessoas tem o hábito de jejuar quando as coisas estão indo mal: casamento acabando, filho rebelde, vida financeira destruída, desemprego, doenças etc. Precisam aprender que o jejum não é para ser feito quando a tribulação aparece; é para ser feito muito antes de ela chegar. Sabe a razão? Para que, quando as adversidades baterem à sua porta, você estar fortalecido espiritualmente e saber agir com sabedoria e discernimento espiritual.

O JEJUM E A DIMENSÃO ESPIRITUAL
  Você precisa jejuar para também entrar na dimensão do Espírito.
  Sabemos que a nossa luta não é contra carne nem contra o sangue, mas contra os espíritos malignos. Não poderemos combater Satanás, que é Espírito, com as armas humanas, carnais, mas sim com armas espirituais. O jejum é uma arma com a qual podemos entrar na dimensão espiritual e derrubar as fortalezas do diabo.
  O profeta Daniel orou e jejuou por 21 dias, e só obteve a resposta de sua oração quando já estava em um nível espiritual que o levou a compreender o que Deus estava falando.
  O príncipe da Pérsia, uma potestade maligna, estava interceptando a mensagem para Daniel levada por um anjo. Foi preciso a intervenção de Miguel, o chefe dos exércios celestiais. Enquanto toda essa batalha espiritual acontecia nos ares, Daniel perseverava no jejum e na oração, até que recebeu a resposta.
  Muitas vezes nós jejuamos muito, mas não conseguimos atingir nosso objetivo. Pode ser que o jejum esteja apenas martirizando o nosso corpo, e não levando-nos a buscar uma comunhão mais profunda com Deus. Jejuamos para intensificar a nossa comunhão com Deus. O resto - a resposta, o poder, a intervenção divina, o milagre - será apenas consequência.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sem Cristo ninguém vence o diabo - Parte 2

USANDO A PALAVRA PARA VENCER O DIABO
  Se Eva, ao ser tentada, tivesse crido na Palavra de Deus e usado-a par confrontar as sugestões e mentiras da Serpente, com cereza teria vencido Satanás. Mas Eva duvidou da Palavra do Criador, e creu na promessa da serpente de que ela e Adão não morreriam se comessem do fruto proibido, como Deus havia dito. Resultado: a queda doi feia.
  Jesus, ao contrário de Adão e Eva, usou a Palavra de Deus para rejeitar todas as propostas de Satanás.Cristo venceu a tentação com a Palavra.
  Se você quer vencer a sua natureza carnal e não cair nas armadilhas do diabo, ame, leia, medite na Palavra.Ela manifesta a graça, a sabedoria e o poder de Deus a nós. Mas, cuidado para ela não ser ensinada a você de forma deturpada, para atingir fins ilícitos.
  Cuidado com textos bíblicos sem contexto e com os falsos mestres e profetas. Lembre-se de que o diabo também pode usar a Palavra de Deus(porque a conhece bem, apesar de não respeitá-la) para tentá-lo e levá-lo à queda. Ele usou o Salmo 91.11-12 para tentar Jesus. Mas Cristo percebeu s intenções malignas e conhecia o plano de Deus para a salvação da humanidade. Sabia que, na caminhada cristã não há atalhos. Antes da glória, viria a cruz.
  Não se deixe levar por palavras bonitas nem por promessas fantásticas. Esteja alerta! Procure saber realmente quem são as pessoas com quem se relaciona. Amizade verdadeira e sincera não nasce do dia para a noite. É preciso todo um processo, toda uma convivência, para se conhecer bem alguém. Confiança é algo que deve ser conquistado aos poucos. Preste atenção às atitudes daqueles que o cercam.
  Estude a Palavra de Deus. É ela que nos faz crescer, que nos enche de temor para não pecarmos, que nos conscientiza da verdade sobre Deus, que nos dá poder e incentiva-nos à santificação. É a Palavra viva e eficaz que dá entendimento, que renova o homem.
  Quem ouve e obedece à Palavra de Deus, será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará (Salmo 1.3).
  As pessoas querem vencer o diabo com conversa, como se estivessem brincando. É o poder da Palavra de Deus operando em nós e em nossa vida que vence o inimigo.
  Tiago nos ensinou: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tiago 4.7). Jesus resistiu ao diabo, derrotando-o com a poderosa Palavra. Estudando sempre as Sagradas Escrituras, memorizando os versículos e meditando sobre os princípios bíblicos, Satanás não o apanhará quando vier com suas mentiras e tentações.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sem Cristo ninguém vence o diabo - Parte 1

  Você quer vencer a tentação, as artimanhas de Satanás? Estude a Palavra! Ore mais. Consagre-se a Deus. Ame. Construa um relacionamento profundo com o Senhor. Vá à Igreja. Tenha comunhão com seus irmãos na fé. Dê primazia à Palavra em sua casa. Ensine seus filhos a obedecerem-na. Ponha em prática os ensinamentos bíblicos. Tenha Cristo em sua vida. Assim você vencerá.
  Você pode até ser uma pessoa bondosa, amiga, responsável; uma pessoa admirável. Mas, sem Cristo, ninguém é capaz de vencer o diabo. O que este respeita é a marca de Jesus que existe na sua vida. Não basta apenas usar o nome de Cristo. Autoridade espiritual implica estar com Cristo e em Cristo, obedecer a Deus e aos Seus mandamentos.

A ARMA DA OBEDIÊNCIA À PALAVRA
  Seja obediente ao Criador! Jesus foi totalmente obediente ao Pai até a morte, e morte de cruz. Jesus aprendeu a obediência como Filho (Hebreus 5.8). Apesar de ter a mesma glória, o mesmo poder do Pai para realizar maravilhas e milagres, Cristo obedeceu ao Senhor.
  Você pode conhecer tudo o que diz respeito à batalha contra os espíritos malignos, mas, se não for obediente a Deus, se não tiver Jesus como Salvador e Senhor absoluto de sua vida, não vencerá as investidas do inimigo, por menor que elas sejam.
  Obedecer a Deus é a melhor forma de adoração. Foi isso que o profeta Samuel ensinou ao povo de Deus. Ele disse:
  Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que obedecer é melhor do que o scrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
                                                                                                                         1 Samuel 15.22

  Isso significa que o Senhor só aceita o nosso culto, o nosso louvor e a nossa gratidão se realmente formos obedientes à Sua Palavra. É a obediência que atesta se cremos realmente no Senhor e em Suas promessas. Quem crê obedece à Palavra. Quem não crê a despreza.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vencendo as artimanhas de satanás - parte 3

 O PERDÃO GERA PERDÃO E RECONCILIAÇÃO


  O perdão produz mais perdão. Foi isso que Jesus ensinou em Mateus 6.14-15:

   Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perfoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

  Sabe por que o diabo não quer que o cristão libere o perdão? Ele sabe que, se não perdoarmos quem nos ofendeu, Deus não nos perdoará. Dessa maneira, daremos legalidade a Satanás para agir em nossa vida.
  Quando você perdoa aquele que o ofendeu, o Senhor também libera o perdão a você por suas transgressões. Satanás não tem legalidade para atormentá-lo com culpas, amarguras.
  Perdoe o seu próximo, para que você seja perdoado pelo Senhor. Se souber amar e perdoar não será derrotado por Satanás. Isto é um princípio espiritual básico.
  O apóstolo Paulo, em Efésios 4.27, ensinou: Não deis lugar ao diabo. Ele estava falando para a Igreja.
  Dentro desse contexto, ele listou várias coisas que deveríamos evitar: a mentira, a cobiça, palavras torpes, blasfêmias, a ira e a amargura. Estas duas últimas, sem dúvida, entulham o coração de quem não libera o perdão. E a amargura contamina o ofendido e quem convive com ele, privando-o da graça de Deus (Hebreus 12.15).
  Sendo assim, se alguém o magoou muito, perdoe. Esqueça o que passou. Se não fizer isso, você estará dando brecha para o diabo atuar em sua vida. Libere o perdão, e você verá a bênção de Deus. Há vitórias do Senhor reservadas para a sua vida.
   O perdão produz satisfação para todas as pessoas envolvidas na situação. Quem perdoa, assim como aquele que é perdoado, fica satisfeito. E o diabo não deseja ver ninguém bem, feliz.
  Jesus ficou satisfeito em perdoar-nos e salvar-nos (Isaías 53.11). E nós também ficamos realizados em dar e receber o perdão.
  Pergunte a si mesmo: "por que Satanás tem prevalecido na minha vida e não consigo vencer as batalhas espirituais?" Talvez você esteja com dificuldades em liberar o perdão. Lembre-se de  que o perdão é uma arma poderosa para derrotar o diabo. Perdoe!
















quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vencendo as artimanhas de satanás - parte 2

OUTRAS ARMAS DA NOSSA MILÍCIA
  Além da armadura de Deus, com os elementos que acabamos de comentar, o cristão deve incluir em seu arsenal a ORAÇÃO, com a SÚPLICA, a INTERCESSÃO e as AÇÕES DE GRAÇA, o JEJUM, o AMOR, o PERDÃO - armas poderosíssimas para lhe dar a vitória em Cristo.
  Como observou o pastor Morris Cerullo, "a oração é uma arma poderosa que Deus entregou à Igreja para demolir as fortalezas de Satanás. Por meio dela, entramos na presença do Todo-Poderoso, e recebemos o poder ilimitado de Deus para tomarmos posse do impossível".
  E o perdão? Tem o poder para derrotar Satanás, pois produz comunhão, permitindo que o amor de Deus flua.
  Em 2 Coríntios 2.10-11, o apóstolo Paulo nos advertiu:

  E a quem perdoardes alguma coisa também eu; porque o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás, porque não ignoramos os seus ardis.

  A autoridade apostólica de Paulo havia sido posta em dúvida por determinado cristão de Corinto. Ele perdoou tal pessoa e incentivou os irmãos a fazerem o mesmo, para que ela retornasse ao convívio da igreja, e Satanás não obtivesse vitória sobre a vida dela e sobre a Igreja de Cristo.
  O objetivo do diabo é separar as pessoas, causar contendas, desunião. No entanto, o perdão gera restauração, união; exatamente o que o inimigo não deseja.
  Sem perdão, a pessoa carrega um complexo de culpa, ficando fragilizada emocionalmente. Entretanto, com ele a restauração acontece, e automaticamente Satanás é vencido.
  Por isso Jesus, quando interrogado por Pedro sobre quantas vezes deveríamos perdoar alguém que nos ofendesse, disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete (Mateus 18.22). Em outras palavras, devemos perdoar sempre.

O PERDÃO PRODUZ RECONCILIAÇÃO
  O perdão é capaz de produzir várias coisas, um delas é a reconciliação. Vejamos o exemplo de José. Ele foi vendido pelos próprios irmãos como escravo. Muitos anos depois, passou a governador do Egito. Com a escassez em Canaã, seus irmãos viajaram até lá em busca de mantimentos. José não agiu de maneira mesquinha com seus irmãos apesar do que haviam feito com ele no passado. Ele os perdoou e sustentou-os com suas famílias (Gênesis 27; 41-37-57; 42; 45.4,5,15).
  José perdoou os seus irmãos. Ele não retribuiu na mesma moeda. Ele sabia que não era Deus para fazer justiça.
  Em Provérbios 20.22, é recomendado: Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará. A indignação pessoal pode virar justiça própria. Cuidado! Como consequência, o esforço da reconciliação acaba. E é exatamente isso que o diabo deseja: que vivamos separados e desconfiados um do outro em desarmonia. Entretanto, o perdão traz de volta a amizade, a comunhão. Assim, o diabo é derrotado.





 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Lutando contra as forças das trevas - Vencendo as artimanhas de Satanás (Parte 1)

  Muitas vezes, o povo de Deus pensa que, com uma simples frase ou palavra, é possível neutralizar as investidas do diabo e vencê-lo. Isto é um engano! Entre outras coisas, é preciso conhecer os ardis do inimigo, as táticas, estratégias, ardilezas, maquinações que ele usa para tentar derrotar-nos.
  Na postagem anterior, vimos que o diabo costuma atacar-nos em três frentes: usando os desejos da carne, a soberba da vida e a cobiça dos olhos, para tentar-nos, fazer-nos pecar e impedir a comunhão com Deus e as consequentes bênçãos.
  Se você pertence a Cristo, Satanás não pode tocar em sua vida. Entretanto, ele tem como usar as circunstências para atingir você, interferindo nas suas emoções, na sua saúde física. Então, para neutralizá-lo nessa guerra espiritual, você precisa usar as armas e as estratégias corretas.
  Repare que, em uma guerra, para cada tipo de confronto, são utilizados materiais bélicos e estratégias específicas, justamente para anular a ação e o poder das armas do inimigo. No mundo espiritual, também é assim. Precisamos saber como e quando agir. Não adianta saber quais são as armadilhas do diabo se não somos capazes de destruí-las.
  Será que você está usando as armas e as estratégias certas para vencer as armadilhas do diabo?

AS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

 Lembre-se: para cada batalha, há armas e estratégias adequadas. Veja a instrução do apóstolo Paulo quanto à maneira que devemos enfrentar as lutas espirituais.

  " No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçado os pés na preparação do evngelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomais também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos. Efésios 6.11-18


  O texto fala das astutas ciladas do diabo. O adjetivo astutas assinala que Satanás é sagaz e engenhoso para produzir o mal. Ele arma ciladas, emboscadas, para fazer presas. Em outras palavras, o inimigo deseja prender-nos em suas armadilhas. Cabe a nós apropriar-nos das armas espirituais que Deus nos deu e das estratégias adequadas para vencermos as investidas do diabo.
  Que armas são essas? A armadura de Deus, com o capacete da salvação, a couraça da justiça, o cinturão da verdade, as sandálias da preparação do evangelho da paz, o escudo da fé e a espada do Espírito, a Palavra de Deus.
  Certamente, quando Paulo escreveu essa carta aos cristãos de Éfeso, estava preso e, observando a armadura usada pelos soldados romanos, usou-a para ilustrar as armas da nossa milícia - a salvação, a verdade, a justiça, o evangelho da paz, a fé a Palavra de Deus - , poderosas em Deus para a destruição das fortalezas onde o inimigo mantém a mente de muitos presa (2 Coríntios 10.4).
  Algumas peças da armadura funcionam como elementos de defesa e proteção (o capacete, a couraça, as sandálias); outras tanto como instrumentos de defesa como de ataque (o cinturião, o escudo e a espada).
  O capacete romano era uma peça de couro grosso ou de metal, usada para proteger a cabeça do soldado dos golpes de espada e das flechas disparadas contra ele. A salvação atua sobre a mente do cristão como um capecete que o protege das mentiras e das artimanhas do diabo.
  A couraça tinha duas peças: uma frontal, que cobria o tórax; outra posterior, que cobria as costas. Protegia órgãos vitais do corpo. Para vencer, o cristão tem de confiar na justificação que vem de Deus por Cristo e na justiça dele e nós imputada. Essa é a couraça que blinda o nosso ser contra o pecado e as acusações do inimigo.
  O cinturão era uma faixa larga de couro, colocada em torno da cintura, para firmar as outras peças da armadura no corpo do soldado e para sustentar a espada embainhada. A verdade, a revelação divina, é o fator de integração na vida do cristão. Ela o liga a Jesus, possibilita que observe a lei divina e faça uso dela para proteger-se do inimigo e atacá-lo, avançando para fazer a vontade de Deus.
  As sandálias dos soldaos romanos eram feitas de couro com cravos nas solas, para dar mais apoio aos pés na hora da batalha. Esta peça tinha a finalidade de proteger os pés do soldado, aonde quer que ele fosse. As boas novas da salvação em Cristo produz a paz, que funciona como uma proteção para o crente ao longo de toda a sua caminhada cristã e ajuda-o a avançar em sua missão de anunciar o Evangelho, que é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê em Jesus.
  O escudo usado pelo exército romano tinha cerca de 1,20 de altura e 60 centímetros de largura. Era feito de madeira e revestido de couro molhado para apagar as flechas incandescentes disparadas pelos inimigos. As bordas do escudo permitiam que o soldado encaixasse seu escudo no de outro soldado, e ambos marchassem em linha de ataque contra os adversários. A nossa fé, unida a de nossos irmãos, leva-nos a vencer os ataques malignos e a avançar, resgatando outras almas para Cristo.
  Os soldados romanos usavam duas espadas: uma longa; outra curta, usada em combates corpo a corpo. A Palavra de Deus é a espada do espírito, que é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes (Hebreus 4.12); a arma que Deus providenciou para o crente defender-se contra as investidas do inimigo e para avançar no evangelismo.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Relato sobre um mover tremendo do Espírito Santo




Saudações galera bonitaaa!!!
  Quero fazer uma pausa na nossa sequência de estudos para contar a vocês algo tremendo que aconteceu na quarta feira da semana passada.
  Todas as quartas eu tenho liderado um grupo chamado G.E. (grupo de evangelismos), essa reunião está sendo feita em uma casa simples, em um lugar simples. Tenho levado as Boas Novas o Evangelho a essa família se cinco integrantes, que são: a mãe, seus três filhos, uma nora e um bebezinho de dois meses de idade (muito linda por sinal).
  Desde o primeiro dia que fui a essa casa e me dispus a ajudá-los Deus tem me dado um amor muito grande por essa família. Eles não tem um histórico muito bom, pois, são desviados do Evangelho e os três filhos são usuários de craque. Já passaram por várias clínicas de recuperação mas, de nada adiantou. Quando me deparei com esse grande desafio fiquei bastante estusiasmado e Deus encheu meu coração de uma certeza que Ele, somente Ele, faria uma obra tremenda naquela casa, naquela família ja ridicularizada pelos conhecidos.
  Bom, nessa última quarta feira, eu e meu discípulo Leandro chegamos cheios de vontade e de expectativa do que Deus poderia fazer naquela noite. Tenho orado constatantemente por aquele G.E. e momentos antes da reunião começar, quando ainda estava em casa orando por aquelas vidas, o Espírito Santo de Deus ministrou forte ao meu coração para falar de algo relacionado ao Seu modo de agir. Fui direcionado ao texto de Atos 2, o discurso de Pedro aos judeus, e Deus me mostrou como foi profundo o mover do Espírito naquele dia.
  Quando chegamos naquela casa, fomos recepcionados pela dona da casa e a sua nora. Notei um progresso naqueles momentos antes de começar a reunião. A moça, que é nora da dona da casa, nas outras reuniões se comportou de um modo meio retraída, bem "na dela" mesmo, não falava com ninguém e tinha a expressão facial bem triste e pesada.Mas, dessa vez, ela conversou bastante, de um modo empolgada com a nossa presença (e com certeza com a presença especial do Amado Espírito).Fiquei surpreendido e tive a certeza de que aquilo foi um sinal do começo da obra que Deus vai fazer. Ainda conversando com elas antes dos meninos chegarem, a Romilda, que é a dona da casa, me disse que nos últimos dias não estava fumando tanto como antes, que está perdendo a vontade. Galera, se eu pudesse eu teria pulado de alegria no momento mas, me contive e meu coração se alegrava demais em ouvir aquilo.Eu tive a certeza de que esses sinais são o começo da obra tremenda que Deus vai fazer, aleluia!
  Passado um tempo, o marido da jovem chegou para o G.E., não estava com uma cara muito boa, tipo que indisposto para a reunião daquela noite. O outro irmão não quis sair do quarto porque tinha bebido e estava envergonhado.Fiquei um pouco triste mas não desisti de prosseguir com a reunião.Algo em meu coração dizia que seria diferente, na verdade, como eu não sei, nada demonstrava isso, mas...o Espírito Santo testificava.
  Preguei de acordo com o que Deus tinha me instruído e, encerrando a pregação, pedi para que se colocassem de pé porque queria orar por eles e ungi-los. Acabando de orar e ungi-los, encerrei o G.E e foi aí que inesperadamente o Espírito Santo com poder veio.Mas, antes disso quero apenas explicar o que acontecia com o meu discípulo Leandro enquanto eu ministrava.
  Leandro compartilhou que no momento da Palavra, Deus o tirou espiritualmente da reunião, onde ele já não mais me ouvia e nem ninguém no G.E. e foi aí que Deus o levou a interceder e ele teve uma visão. Ele disse-me que nitidamente viu muitas correntes serem quebradas e que foi tão real que ele escutava o barulho delas dos anéis se romperem e caírem no chão e satanás muito furioso pelo que estava acontecendo. E no momento da visão Deus trazia uma forte certeza em seu coração de que o que ele via era real, que a obra e chamado que ele tem para aquela família é especial, algo grande.
  Bom, como dizia, algo inesperado aconteceu...
  Esse jovem que eu disse que tem um filhinha, quando acabei de orar, ele veio em minha direção com uma determinação e estendeu as mãos para que eu colocasse as minhas por cima. O que seguiu foi que, ele começou a orar, cheio do Espírito Santo, eu começei a sentir a presença de Deus, Leandro também. As duas mulheres que estavam na sala começaram a orar e chorar. Aquele quarto doi cheio da presença do Senhor, não dá nem para descrever o que aconteceu. O outro jovem que estava embriagado se apresentou no meio da oração em nosso meio e também começou a orar cheio do Espírito Santo. O Espírito começou a derramar um grande poder naquele lugar. O interessante é que ele orava e eu ainda sentia o álito de bebida alcoolica mas, isso serviu para me mostrar que quando Deus tem de fazer alguma coisa Ele faz do jeito que Ele quer e isso é inquestionável.
   Uma das coisas que mais me chamou a atenção é que, tudo o que ele orava estava dentro da Palavra e no meio de sua oração ele citava muitos versículos bíblicos, houve palavra profética. Em sua oração ele disse que via satanás saindo pela porta olhando para nós muito furioso, mas, sabendo que estava perdendo e isso comprovou a visão do Leandro. A todo momento eu orava muito em línguas e sentia o Espírito Santo se mover. Esse momento seguiu mais ou menos por uma hora e quinze minutos.
  Eu e Leandro saímos de lá rindo e sem palavras, ainda absorvendo o que Deus tinha feito e nem tentando entender, porque era incompreensível.Como Deus poderia encher alguém de seu espírito que ainda está vivendo no pecado, longe de sua presença? This is our God!
  Fiquei extremamente feliz e principalmente em ver como Deus nos surpreende. Deus revelou a mim quem eu sou diante dele naquele dia, não sou nada. Se Ele usou até de uma pessoa que aparentemente tinha acabado de beber, pode usar de qualquer um para cumprir o propósito que está em seu coração. Literalmente estamos nesse mundo apenas para servir, nada mais.
  Desejo que Deus possa usar desse testemunho para te abençoar e te estimular a servi-Lo, apenas se dispôr.O resto Ele faz!





















Comecei a falar sobre o Espírito Santo (algo que amo falar) àquelas vidas e da certeza que eu tinha da obra que Ele iria realizar sobre eles.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

ENCHA-SE DO ESPÍRITO SANTO
  No mesmo episódio da tentação de Jesus em Lucas 4, há uma receita de vitória que não está explícita em Mateus 4. Por meio dela, podemos aprender a vencer as investidas de Satanás.
  A primeira característica para ser um vencedor é esvaziar-se de si mesmo e encher-se do Espírito Santo. Todos nós sabemos que, pela lógica, para encher algum recipiente, é necessário que este esteja vazio. Dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. É uma lei da Física.
  Jesus estava cheio do Espírito Santo. Para vencer o diabo, seja cheio do Espírito  também!
  O Espírito de Deus nos enche com a Sua presença, com o Seu poder, com a Sua unção. Se formos cheios do Espírito Santo, com certeza conseguiremos vencer aquilo que nos tenta.
  No Antigo Testamento, o Espírito de Deus vinha sobre algumas pessoas (reis, sacerdotes e profetas), concedendo-lhes poder, graça e sabedoria para exercerem bem a função que o Senhor lhes designara. Entretanto, Jesus, ao ressuscitar e voltar para o Pai,enviou-nos o Consolador para habitar em cada cristão e estar ao lado de cada um a todo o tempo, guiando e ensinando (João 14.26).
  Satanás conhece aquele que está cheio do Espírito Santo, revestido de unção. Eo maior exemplo da importância deste revestimento é o próprio Jesus. Ele, ao ser batizado nas águas do rio Jordão, os céus se abriram, e o Espírito de Deus veio sobre Cristo, como uma pomba (Mateus 3.16). Houve um revestimento especial de poder.
  Antes de entrar na guerra, de iniciar o seu ministério, Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude. Qual o resultado? Jesus andou fazendo o bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele (Atos 10.38).
  Quando aceitamos Jesus como nosso Salvador e Senhor, somos selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória (Efésios 1.12-14).
  O Espírito Santo é o poder e a virtude de Deus; é um selo inviolável do Altíssimo, um sinal de que pertencemos unicamente a Ele; um penhor, uma garantia, uma prova de que seremos salvos no dia do juízo e que receberemos uma herança incorrupitível, como co-herdeiros de Cristo.
  O homem sem o Espírito Santo torna-se cobaia de demônios; é alvo fácil de Satanás. Davi sabia disso, por isto fez esta oração a Deus:

  Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Salmo 51.10,11

  O Espírito Santo está a disposição de cada um de nós, cristãos genuínos, conforme Jesus prometeu (Atos 1.8). A presença do Espírito Santo em nossa vida tem um objetivo; tornar-nos santos, como Jesus é santo. O Espírito Santo é quem desenvolve em nós o Seu fruto, que é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão,temperança (Gálatas 5.22).
   Ser cheio do Espírito Santo é ter, entre outras virtudes, sabedoria:

   E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançanda de uma para outra parte. Tiago 1.5-6

  Ser cheio do Espírito Santo implica ter discernimento e outros dons espirituais:

   Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.  1 Coríntios 12.8-10

  Se estivermos cheios do Espírito Santo, poderemos deixar que Ele dirija a nossa vida. Esta é a condição para vencermos as tentações de Satanás.
  Jesus não agiu com base em sua intuição e em seus sentimentos. Ele foi dirigido pelo Espírito Santo.
  Deixe o Espírito de Deus guiar você! Certamente, conduzido por Ele, você será vitorioso sobre o inimigo e levado a lugares mais altos e melhores.




















































sexta-feira, 15 de abril de 2011

Lutando contra as forças das trevas - Resistindo às tentações (Parte 3)

RESISTA À COBIÇA DOS OLHOS
  Você pensa que o diabo ficará satisfeito e desistirá e levar você à queda? É claro que não. Ele não desistiu nem de Jesus. No último ataque durante a tentação, Satanás apelou para a cobiça dos olhos.

  Novamente, o transportou satanás a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás".
                                                                                                                                       Mateus 4.8-10
  Cobiça dos olhos é tudo aquilo que nos atrai com maior força, que atrai com maior veemência a nossa natureza carnal.
  Existem três coisas, que apesar de não serem as únicas, são as que mais atrem o ser humano: sexo, dinheiro e poder. Sobre muitas pessoas essas três coisas tem igual poder. Sobre outras apenas duas ou uma delas. Normalmente há uma que predomina sobre as demais. É sobre essa que o diabo alicerça sua investida.
   No caso de Jesus, o inimigo, conhecedor das profecias messiânicas, sabia que, um dia, o Filho de Deus reinará sobre todos os povos, linguas e nações. Então, o diabo tentou-o com o poder. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
   Satanás propôs dois caminhos a Jesus. O primeiro era o caminho mais fácil. É como se o diabo dissesse: "Jesus, não vou mais brigar com você; não vou tentá-lo mais. Ajoelhe-se apenas uma vez, bem rápido, e me adore. É só uma vez, e pronto! Se você fizer isto, nunca mais vou atravessar o seu caminho; nunca mais vai haver guerra entre nós. É muito fácil."
  Jesus resusou a proposta do inimigo: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
  Porventura, não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? (Lucas 24.26) Para entrar na glória, é necessário antes padecer.
  Os discípulos não são maiores que o mestre. Se Jesus padeceu, nós padeceremos também, sabendo que, como [somos] participantes das aflições, assim o [seremos] também da consolação (2 Coríntios 1.7)
  Você quer conquistar? Terá de enfrentar lutas, adversidades e tribulações, apoiado na infalível e inerrante Palavra de Deus.
  Cuidado com o caminho mais fácil! O diabo é mentiroso e quer a sua destruição. Ele vai oferecer-le atalhos. Não os aceite. Confie em Deus e somente a Ele adore!






















quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lutando contra as forças das trevas - Resistindo às tentações (Parte 2)

O CRISTÃO NÃO PODE SER SOBERBO!
  Lamentavelmente, o diabo tem usado muitos cristãos dentro da igreja. Um quer mostrar que é mais espiritual que o outro, mais santo; que ora e jejua mais; que tem mais intimidade com Deus, mais autoridade e poder do que os outros. Quer é exibir o poder que o Criador lhe deu. Isto é soberba!
  Entre aqueles que adoram dar demonstrações de poder estão os que, em vez de expulsarem o demônio, brincam com ele. Outros afirmam que, se soprarem no microfone, a igreja toda cai. Para quê isso? Para mostrar o quê? Será que Deus está sendo glorificado? Jesus está sendo exaltado nisso?
  Em nosso meio, há pessoas que estão usando Deus, em vez de o Senhor usá-las. Elas não se colocam mais na condição de servas, para que Deus possa demonstrar o Seu poder por intermédio delas. Querem ditar o que o Senhor tem de fazer. Costumam dizer: "Deus faça isto! Senhor faça aquilo! Faça assim, e não daquele outro jeito".
  Usar o poder de Deus para atender aos interesses pessoais ou para mostrar quem você é implica tentar ao Senhor.
  Não pode haver soberba espiritual no meio da Igreja de Cristo. Somos todos iguais aos olhos de Deus. Todos precisamos da misericórdia e da graça dele. Todos somos úteis na seara do Senhor e imprecindíveis no Corpo de Cristo.
  Além disso, Jesus disse que o discípulo não é maior que o mestre (Mateus 10.24). Precisamos aprender com João Batista. Ele poderia ter se aproveitado de sua popularidade para se engrandecer, mas foi fiel a Deus. Não usurpou o lugar de Jesus. João sabia que havia nascido com a missão de preparar o caminho para o Messias, e respondeu corretamente quando perguntaram quem ele era: Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías (João 1.23), e concluiu: É necessário que ele [Jesus] cresça e que eu diminua (João 3.30)
  Precisamos aprender com o que Paulo disse aos coríntios: Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva (2 Coríntios 10.17-18)
  Tudo o que o Altíssimo faz por nós e por meio de nós é para que Ele seja exaltado, glorificado, e Seu plano se cumpra na vida de cada um como projetou.
  A glória é de Deus! Só o Senhor é digno de glória, de honra e de louvor, agora e sempre. Então, oremos como o salmista: Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão (Salmo 19.13)
  Não estejamos vulneráveis a esta cilada do inimigo. Façamos como Cristo que aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte (Filipenses 2.7-8). Então, como Ele, seremos vitoriosos sobre a soberba da vida.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Lutando contra as forças das trevas - Resistindo às tentações (Parte 1)

 Além de tentar atrair nossa natureza carnal para levar-nos a pecar, o diabo espera a hora em que estamos mais debilitados espiritual, emocional e/ou fisicamente, para nos dar uma rasteira. Ele é  estratégico e usa o que tem de mais eficaz para atacar o homem em três áreas específicas, tentando-o com os desejos da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida - "Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo." 1 João 2.16

FUJA DOS DESEJOS DA CARNE

   Em Mateus 4, vemos que o inimigo atacou Jesus após este ter passado 40 dias e 40 noites em jejum no deserto.
  O Senhor estava fragilizado fisicamente. Então, o inimigo propôs: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães (Mateus 4.3). Mas Jesus se recusou, apresentando uma boa razão: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (v.4).
  Jesus citou a lei de Deus em Deuteronômio 8.3 e, em outras palavras, disse: "Como homem, feito à imagem e semelhança de meu Criador, não sou só um ser biológico, que precisa de alimento físico. Sou também um ser espiritual e emocional, que se alimenta da Palavra, do Espírito de Deus. Não sou apenas matéria. Sou um ser espiritual, e Deus tem como me fazer vencer a minha natureza. Eu não vivo só para cumprir o que a minha carne deseja. Não estou aqui só para fazer o que a minha natureza quer, porque também sou espiritual e tenho um Deus que me fortalece para que Eu vença esta hora."

RESISTA À SOBERBA DA VIDA



  Você pensa que o diabo desistiu aí? Não. Ele entendeu o recado, e partiu para outras frentes.
  
   Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás ao Senhor, teu Deus.
                                                                                                       Mateus 4.5-7
   Não pense que o diabo para, desiste, tira férias de sua função de tentador. Não conseguindo vencer Jesus na primeira investida, Satanás usou algo tremendo em sua segunda tentativa de derrotar o nosso Salvador: a soberba da vida. Mas Jesus disse para o diabo: "Isto é tentar a Deus. Eu não estou aqui para mostrar o meu poder, nem justificar a minha autoridade."
  O diabo queria que Jesus mostrasse quem Ele era, quão grande era o Seu poder. Esse é o jogo do inimigo: que mostremos que somos os melhores, sabemos mais, somos mais inteligentes, superiores aos outros. É uma tentativa de levar o homem a crer em sua própria deidade e a tornar-se soberbo.
  A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Provérbios 16.18). A pessoa se acha a tal, forte, inabalável, e para de vigiar, de orar, de depender de Deus; começa a estribar-se em seu próprio entendimento, a quebrar princípios espirituais, e um dia leva um grande tombo, trazendo destruição para si e prejuízos a todos com quem ela convive.
  Nabucodonosor não soube lidar com o poder que lhe fora dado, e deixou-se levar pela soberba. Deus o feriu com a loucura. O rei foi expulso de entre os homens, e passou a comer erva como os bois. Só depois que reconheceu que o poder, a majestade e o domínio pertencem a Deus, sua sanidade mental voltou (Daniel 4.1-37; 5.18-21).
  As consequências da soberba são terríveis. As Escrituras advertem: Em vindo a soberba, virá também a afronta (Provérbios 11.2a) e a destruição.
  Deus é o Rei todo-poderoso; contudo é humilde. Ele resiste ao soberbo (Tiago 4.6). Ele o conhece de longe (Salmo 138.6). Contudo, dá graça e sabedoria aos humildes (Provérbios 11.2; 1 Pedro 5.5).
  Por que o Senhor detesta o orgulho e a soberba? Esse foi o pecado que levou Lucifér a rebelar-se contra Deus, dizendo em seu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono[...] Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo (Isaías 14.13-14). Toda vez que alguém se ensoberbece, Deus se lembra de Lucifér. E dá-lhe o mesmo fim: a queda.
  O Senhor conhece o coração do homem, e quando este se exalta, deixando a soberba tomar o lugar da humildade, Deus o faz cair até que ele se coloque novamente na posição de servo.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Lutando contra as forças das trevas - Desmascarando o inimigo (parte 3)

SATANÁS USA A NOSSA NATUREZA CARNAL PARA TENTAR-NOS

  O diabo utiliza tudo o que tem para nos tentar com o intuito de levar-nos à rebelião contra Deus e Sua santa Lei. O inimigo usa nossos desejos carnais para nos atrair e levar-nos à queda e à morte. Faz isso porque, como observou o apóstolo Paulo: A carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis (Gálatas 5.17).
  Quais são as obras que a nossa natureza carnal produz? Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, que levam os que cometem tais coisas a não herdarem o reino de Deus (Gálatas 5.19-21).
  Assim, para os que são inclinados à promiscuidade e à pornografia, Satanás poderá usar pessoas sensuais, filmes e revistas pornográficas, a internet, para tentá-los. Para aqueles que amam o dinheiro, o inimigo poderá instigá-los a obter o lucro fácil em negócios escusos. Para os que se acham muito espertos e inteligentes, o diabo poderá apresentar filosofias e religiões contrárias à Palavra de Deus, sofismas, mentiras com aparência de verdade, para que a mente deles seja obscurecida, e eles não se deem conta do evangelho da verdade.
  O que disse Paulo em 2 Coríntios 4.3,4? Que o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Satanás fará tudo para cegar o entendimento daqueles que não se submetem a Deus por intermédio de Cristo; aqueles que não conhecem ou não dão ouvidos ao evangelho.
  A Palavra de Deus nos adverte: Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte (Provérbios 14.12). Se você deseja trilhar o caminho certo, obedeça a Deus e peça ao Todo-poderoso que lhe dê sabedoria, graça e discernimento para reconhecer as estratégias satânicas e burlá-las.
  Se você estiver sofrendo tentações em alguma área de sua vida, lembre-se de que Jesus também foi tentado em sua humanidade, mas não pecou. A tentação ocorre no âmbito humano; está ligada ao desejo e à vontade humana. Mas tentação, em si, não é pecado. Cerder a ela sim.
  Ou você escolhe fazer a vontade da sua carne, praticando as obras que caracterizam o estilo de vida mundano, e sofre a morte espiritual; ou submete-se a Deus, como servo obediente à Sua Palavra, e tem a vida eterna em Cristo.
  O inimigo não pode obrigar-nos a ceder ao pecado. E encontrando resistência em nós, decididamente, não terá nenhum poder sobre nossa vida. Daí a recomendação em Tiago 4.7: Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo e ele fugirá de vós.
  Além disso, ninguém é tentado além dos limites de sua resistência. Deus até permite a tentação (para que nos aproximemos mais dele e o conheçamos melhor, para fortalecer nossa fé, fazer-nos amadurecer e provar nossa fidelidade para com Ele), mas Ele dá um escape (1 Coríntios 10.13).
  Escape fala de fuga. Precisamos sair do raio de ação daquilo que nos tenta, como fez José quando foi instigado pela esposa de Potifar (Gênesis 39.7-13). Não dá para permanecer o tempo todo diante daquilo que atrai a nossa natureza carnal, pois, mesmo depois que nos convertemos a Cristo, a carne continua sendo carne. É preciso mortificá-la, subjugá-la pelo Espírito Santo, e não dar brechas para que ela ganhe força. Assim, somos exortados a resistir ao diabo e fugir da carne.
  Todos os cristãos devem fazer isso. No entanto, sabemos que na prática poucos o fazem. E a resposta mais uma vez está na Bíblia: Os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito (Romanos 8.5)
  Inclinar-se para as coisas da carne é viver satisfazendo unicamente os desejos carnais, ocupar o coração com as vaidades deste mundo. Inclinar-se para as coisas do Espírito é agir de acordo com a vontade de Deus, sendo obediente à Palavra.
  Paulo disse que, antes de converter-nos, todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também (Efésios 2.3). Mas graças a Deus, pelo sacrifício de Jesus na cruz, fomos justificados pelo Seu sangue e libertos do domínio do pecado. Ainda temos uma natureza carnal; contudo, nascemos do Espírito e fomos revestidos por Deus com poder espiritual para subjugar nossa carne, vencer as tentações e o inimigo e viver para a glória de Deus.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Lutando contra as forças das trevas - Desmascarando o inimigo (parte 2)

O CARÁTER MALIGNO DO DIABO

  A Bíblia usa vários adjetivos e congnomes para descrever Satanás: inimigo, adversário, diabo, tentador, acusador, destruidor, assolador, maligno, pai da mentira, serpente e dragão. Todos estes apontam para o caráter perverso dele.
  De acordo com Jesus:
  "Satanás foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." João 8.44
  O diabo é expert em mentir, iludir, enganar. É por meio da mentira que se estabelece, e sua finalidade é destruir e matar (João 10.10); deturpando a imagem de Deus no homem e levando este à morte eterna, ao juízo que está preparado para o inimigo de Deus e seus anjos rebeldes.
  O teólogo José Husslen declarou:

  O diabo aborrece a imagem de Deus em nós. Odeia até mesmo a natureza humana que possuímos, com a qual se revestiu o Filho de Deus. Ele odeia a própria felicidade eterna. Ele abomina a própria felicidade para a qual estamos destinados, porque ele mesmo a perdeu para sempre.

  Satanás não é onipresente (só Deus é). Não podendo estar em todos os lugares ao mesmo tempo e saber tudo o que se passa, tem milhares de demônios que obedecem às ordens dele, vigiando, oprimindo e destruindo o homem. Eles estão ao nosso derredor em todo o tempo, buscando a quem o diabo possa tragar; por isto devemos ter muita cautela, para não facilitar a ação deles.
  O diabo não é onipotente (só o Criador é), mas dentro dos limites permitidos por Deus, tem certo poder na terra e usa-o para levar o homem a pecar e assenhorar-se dele, afrontando o Criador e tentando frustrar Seu plano de salvação da humanidade. O maior objetivo do inimigo é tirar o homem d presença de Deus, por isto o diabo vive procurando formas de levá-lo a desobedecer ao Pai, e a cair em pecado.
  Satanás também não é onisciente (só Deus é onisciente), mas consegue sugerir pensamentos maus à nossa mente e tentar-nos. É por isso que, em momento algum, devemos esquecer que estamos constantemente em uma guerra espiritual nem desobedecer à Palavra de Deus, para não ficarmos cativos do inimigo.

O INIMIGO É TENTADOR

  No Éden, o diabo apareceu para Eva na forma de uma serpente, que era naquele tempo uma das criaturas mais belas e mais astutas entre os animais. Aproximou-se da mulher, colocando dúvidas na mente dela e levando-a a desobedecer à lei de Deus.
  O alvo do inimigo sempre foi o homem, o sementeiro, aquele passaria seu caráter a toda a humanidade. Mas Satanás sabia que não poderia aproximar-se de Adão e incitá-lo abertamente a desobedecer à ordem do Criador, sem ser rechaçado. Então, usou Eva para influenciar a decisão do marido, cujo coração estava voltado para aquela que era carne de carne e osso de seus ossos. O tiro foi certeiro. O homem não pensou uas vezes antes de comer do fruto proibido. Resultado: Adão e Eva foram punidos pelo Criador com a morte e a expulsão do paraíso, passando o pecado e a morte a todos os seus descendentes.
  A estratéia de Satanás não mudou. Ele se aproxima sorrateiramente, pondo dúvida à Palavra de Deus: É assim que Deus disse...? (Gênesis 3.1). Então, mesmo que mostremos conhecer os mandamentos e as consequências de infringi-los - a alma que pecar, essa morrerá (Ezequiel 18.4 e 20) - , o inimigo negará o dano: Certamente não morrereis (Gênesis 3.4).
  O diabo conhece a lei de Deus e sabe que, se a observarmos, seremos protegidos e abençoados em tudo qunto fizermos (Deuteronômio 28.1-13). Contudo, como deseja o nosso mal e a nossa morte, o inimigo muitas vezes deturpa a Palavra, a fim de levar-nos a pecar e a ser punidos, estristecendo Deus.
  Satanás é o maior legalista que existe. Sabe que a Palavra do Rei é lei; Deus vela em cumpri-la por amor ao Seu nome; ele possa acusar-nos diante de Deus, e este nos puna.
  Antes de Jesus iniciar seu ministério, o diabo também tentou o segundo Adão, usando a Palavra. Entretanto, não conseguiu seu intento porque, em momento algum, Cristo se ensoberbeceu ou abandonou a lei do Seu Deus. Jesus venceu empunhando a espada do Espírito.
  E, ao longo dos três anos e meio em que Jesus evangelizou, curou e libertou vidas, Satanás tentou levá-lo à queda. O adversário usou os líderes políticos e os religiosos, discípulos, o povo de algumas aldeias, para opor-se ao Messias e à Sua obra. Queria a todo custo neutralizar o descendente da mulher que lhe esmagaria a cabeça (Gênesis 3.15). Entretanto, não conseguiu. Jesus foi fiel até a morte, venceu todas as batalhas e pôde dizer: "Está consumado! Completei a obra da salvação de que o Pai me incumbiu!"
  A obra redentora de Jesus no Calvário garantiu-nos o perdão divino, a expiação da nossa culpa e poder espiritual para resistir às tentações e não mais sermos cativos do pecado e do diabo. Contudo, ainda cabe a nós dizer não ao inimigo quando este sugerir que desobedeçamos à Palavra de Deus ou que tomemos atalhos para que as bênçãos cheguem logo.
  Para vencermos a batalha espiritual, devemos sempre lembrar que a estratégia do inimigo é a mesma: ele usará a nossa naturez carnal para nos tentar.

   Amigos blogueiros, continuarei amanhã com esse estudo, trazendo clareza a respeito de como Satanás usa a nossa natureza carnal para nos tentar. Convido você a "comer" a Palavra de Deus durante esses dias e se aprofundar em oração. O desejo de Deus é que saibamos quais são as nossas responsabilidades nessa intensa batalha espiritual, vamos em frente rumo a esse conhecimento.
   Deus os abençoe, em Nome de Jesus!